Pular para o conteúdo principal

Conselho Tutelar de Volta Redonda necessita de Grandes mudanças

Quem já precisou do serviço do Conselho Tutelar na cidade de Volta Redonda não guardou boas lembranças. Além claro de infra-estrutura, o conselho realmente necessita de conselheiros qualificados.Em audiência pública realizada na terça-feira dia 07-06 na Câmara Municipal, Guaraciara Lopes presidente do CMDCA ( Conselho Municipal dos Direitos da Crianças e do Adolescente) informou, ao final da audiência que o órgão vai apresentar sugestões para as mudanças relacionadas ao Conselho tutelar, que serão encaminhadas à Câmara para serem transformadas em projeto de lei.Aproveitando o assunto que virou destaque nessa semana colocamos abaixo algumas reclamações que escutamos da população!

Tenho escutado em inúmeras vezes reclamações de professores, diretores de escolas e famílias a total falta de capacidade de alguns conselheiros em lidarem com diversas situações envolvendo crianças e adolescentes.Muitos não sabem nem como agirem em situações delicadas.Outro grande problema acontece envolvendo várias entidades, que na época das inscrições para o Conselho atestam com uma declaração que seus candidatos estão aptos a exercerem o cargo caso sejam eleitos, por terem prestado algum tipo de trabalho social...Ora, a gente sabe que nos bastidores existem uma grande camaradagem entre alguns candidatos e instituições e que muitos nunca prestaram nenhum tipo de trabalho social e que por afinidades políticas no meio acabam conseguindo tal declaração, o que muito nos preocupa enquanto educadores e família. A fiscalização tem que acontecer de uma forma mais rígida.Outra coisa que nos chama a atenção é o fato de que a grande maioria dos conselheiros acabam usando de algumas regalias do cargo para fazerem uma pré-campanha muitas vezes para o futuro cargo de vereador, deixando de lado seu real papel, de garantir os direitos e deveres das crianças e adolescentes.E ainda não podíamos deixar de destacar aqui a fala de alguns Conselheiros que o salário é de 1,2 mil por mês, e que para terem pessoas mais capacitadas no cargo deveriam pagar melhor.Não sei se isso foi motivo de piada ou assunto sério! Será que nossos conselheiros quando decidiram sair candidatos não sabiam do salário oferecido?Será que eles sabem quanto ganha um professor na rede municipal de Volta Redonda? Não somos contra bons salários a essa categoria que se dedica, mas não podemos deixar de frisar aqui, que o serviço prestado atualmente por esse conselho tutelar tem desagradado muita gente na cidade.

O que assistimos lamentavelmente entre todos os problemas que envolve o Conselho tutelar é a falta de capacitação,pois atualmente não existe uma lei que peça nenhum tipo de graduação especifica para atuarem como conselheiros,por acontecer num regime de eleição de caráter democrático,então a população na maioria das vezes sem informação acaba votando num cidadão que não tem nem a noção de como é complexo o trabalho de um conselheiro, que irá lidar com situações vulneráveis a crianças e adolescentes em situações de violência domésticas, abusos sexuais,violência nas escolas e por ai vai...Seria de extrema importância que a Câmara de vereadores não realizassem essas audiências apenas para tratarem da questão de estrutura física, de mandatos, ou simplesmente de fiscalização.A sociedade precisa conhecer o real papel de um conselheiro, as eleições precisam ser mais divulgadas e incentivadas pelos diversos órgãos da cidade como CMDCA, Prefeitura, Câmara de vereadores e diversas entidades preocupadas com questão social no município. Que sabem assim, poderíamos incentivar diversas pessoas capacitadas a serem candidatos, que já realizam esses trabalhos de educação e prevenção todos os dias, como assistentes sociais, professores, pedagogos, psicólogos entre tantas outras profissões.Queremos deixar claro aqui que não estamos nos referindo a capacidade de um bom conselheiro com um diploma de graduação, sabemos que há casos e casos, e o que diferencia um bom trabalho é a vontade de fazer as coisas seriamente, mas não podemos atribuir simplesmente que para ser conselheiro é preciso apenas "querer",pois o Conselho Tutelar irá lidar com vidas e que muitas vezes estão necessitando de soluções imediatas,não podendo se tornar um palco de politicagem partidária que já estamos acostumados a ver nos últimos anos na cidade.Precisamos de um Conselho comprometido e só teremos isso no dia em que colocarmos pessoas lá comprometidas com a educação, com a família, com a sociedade. Fica então uma reflexão, pois as próximas eleições estão se aproximando e sempre é tempo de mudar!

Comentários

  1. Olá , adorei esta matéria, eu mesmo fui vítima de um atendimento péssimo , fiz uma ocorrencia da minha esposa devido aos problemas pesoal q nós vimos passando e ela vinha usando as crianças e faltando com respeito mediante a elas, depois q ela voltou não tivemos nehum diálogo, passado alguns dias surgiu uma nova discursão mediante as crianças, quando relembrei a ela do conselho tutelar apenas houvi dela grandes deboches dizendo que ela tem lábia e q o conselho diz q ela é uma pessoa normal, como uma conselheira pode dizer q minha esposa é normal se ela não vive dentro de casa com a gente? claro caiu na lábia dela né! onde recorrer?

    ResponderExcluir
  2. Acho que o conselho precisa de ficalizaçao e de pessoas mais capacitadas para atender o público!

    ResponderExcluir
  3. É isso mesmo Laudemir, o que falta é uma fiscalização maior, mas volto a bater nessa tecla,para ser conselheiro não basta apenas "querer", é preciso ser capacitado para tal função, precisamos alertar a sociedade. Eu fiz a minha parte!E vou continuar fazendo.Que bom que gostou da matéria.Abração!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejam bem vindos! Sua opinião é importante para nós, porém não aceitaremos nenhum tipo de ofensa a este blog e a sua proprietária. Opiniões diferentes serão aceitas. Divulgue nossas idéias!

Postagens mais visitadas deste blog

A tão esperada Terceira Via Política

Ainda faltam alguns meses para o inicio da corrida ao Palácio 17 de Julho, mas os pré-candidatos a prefeito já estão se movimentando nos bastidores em busca de apoio.Não se falam em outra coisa na cidade, a bola da vez é a tão esperada terceira Via política... Neto (primeira via) X Zoinho (segunda via) X Terceira via. Nessa última opção já se colocam como pré candidatos ( Jair Nogueira, Rogério Loureiro, Sérgio Boechat, Renato Soares e Paulo Conrado) ainda não sabemos a posição da ex-Deputada Cida Diogo, do ex Deputado Baltazar e do ex prefeito Gothardo Netto , o que sabemos é que nesse jogo político ainda tem peças fora do tabuleiro ... O fato é que mais uma vez grande parte da oposição caminha para projetos individuais e pela tão sonhada cadeira do poder. Não se pode construir vôos sozinhos em determinadas situações, é preciso pensar em estratégias e conhecer de perto o que nossa cidade precisa. Não se pode pensar numa terceira via apenas de nomes, é preciso apresentar um proje

Para onde vai a Educação?

Com as reportagens do Jornal Nacional essa semana,que falou sobre a educação Brasileira, comecei a fazer uma reflexão para onde está indo a Educação.Não precisamos ir longe para entender porque muitos estão largando as salas de aulas e as profissões que envolvem qualquer tipo de educação formal dentro de instituições escolares.Com um piso de R $ 1.132 estabelecidos para o magistério, ainda sim existe muitos estados e municípios não cumprindo a lei. As escolas públicas estão precárias, muitos professores não conseguem investir em capacitação , devido a jornada grande de trabalho. Mesmo com os avanços na educação brasileira, saindo do ensino tradicionalista, ainda hoje, a escola pública não tem em seu foco principal formar para a vida, se preocupa em preparar apenas para o mercado de trabalho.O ensino médio se tornou algo sem atração para a maioria dos estudantes como já foi mostrado em diversas pesquisas. A família por sua vez empurrou toda a responsabilidade de educar para as unidad

Saúde em Volta Redonda

Cremerj cobra maiores salários para os médicos Para tentar solucionar a questão da falta de médicos na rede pública de Volta Redonda, foi realizada na quarta-feira ( dia 12), uma reunião entre a secretária de Saúde do município, Suely Pinto, e representantes do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (cremerj).Uma comissão foi criada para discutir as propostas apresentadas no encontro. Mas de antemão, a primeira oferta feita pelos representantes do município, de conceder reajuste de 20%, foi prontamente recusada pelos médicos.É um absurdo, hoje um médico na cidade do aço, receber um salário inicial de R$ 700,00, trabalhando cerca de 30 horas por semana. Nossa cidade enfrenta um problema sério com falta de médicos, e é claro que isso é reflexo desse baixo salário para a categoria. Com salário melhor seria possível evitar que os médicos trabalhassem em 4 ou 5 lugares ao mesmo tempo.É hora de o senhor prefeito e sua equipe começar a rever seriamente essa questão, e enqua