Com as reportagens do Jornal Nacional essa semana,que falou sobre a educação Brasileira, comecei a fazer uma reflexão para onde está indo a Educação.Não precisamos ir longe para entender porque muitos estão largando as salas de aulas e as profissões que envolvem qualquer tipo de educação formal dentro de instituições escolares.Com um piso de R$ 1.132 estabelecidos para o magistério, ainda sim existe muitos estados e municípios não cumprindo a lei. As escolas públicas estão precárias, muitos professores não conseguem investir em capacitação, devido a jornada grande de trabalho. Mesmo com os avanços na educação brasileira, saindo do ensino tradicionalista, ainda hoje, a escola pública não tem em seu foco principal formar para a vida, se preocupa em preparar apenas para o mercado de trabalho.O ensino médio se tornou algo sem atração para a maioria dos estudantes como já foi mostrado em diversas pesquisas. A família por sua vez empurrou toda a responsabilidade de educar para as unidades escolares, que com todas a suas carências nunca irão conseguir essa façanha.E para completar,assistimos de camarote esse ano o Deputado Tiririca sendo empossado para integrar a Comissão de educação e Cultura na Câmara.Então eu pergunto a vocês, para onde vai a Educação?
Certa vez, escutei de uma professora falando que na saúde, segurança, muitos não metem a "colher", devido ao grande número de profissionais graduados e capacitados nessa área. Mas na educação, todos querem ter um momento para opinar e dar idéias, conselhos ou até conseguir uma verbinha do governo para financiar algum projeto educacional. É preciso que esse sistema político e a sociedade possa ver que na educação existem os especialistas, Pedagogos, professores que com certeza estão preparados para contribuir com o sistema educacional e eu ainda acrescento,a classe educacional precisa se vista, notada, respeitada com melhores condições de salários.Quem sabe só assim, a educação possa começar a tomar um novo rumo...
Nossa .... é uma coisa muito séria mesmo..... e achamos sua visão muito coerente.....
ResponderExcluirPois é Anderson, eu me pergunto sempre que destino terá a educação brasileira, precisamos repensar muito sobre esse assunto...Educação é a base de tudo e sem ela, a sociedade estará doente! Obrigado pelo comentário e por acessar o Blog. Forte abraço.
ResponderExcluirA falta de respeito e desvalorização da profissão do professor e pedagogo, não só no salario é que faz a educação ir de mal a pior. Os governantes precisam tomar um atitude para a valorização dessa área.
ResponderExcluirÉ verdade,os profissionais da educação são mal remunerados. Trabalham muito e não são valorizados.Concordo plenamente com o comentário.
ResponderExcluirDaniele, parabéns por sua explanação sobre o assunto. Gostaria apenas de ressaltar que, de parte dos alunos, falta a composição de objetivos futuros. Muitos vêm de uma família desestruturada em todos os sentidos, e na escola deveriam encontrar uma espécie de "porto seguro"; algo que não condiz com a realidade. O que eles encontram: frustração !
ResponderExcluirBrilhante comentário.Nossas famílias estão desestruturadas,e por isso transmitiram a responsabilidade de educar apenas para a escola,que por sua vez não consegue cumprir em todos os sentidos esse papel , que é na verdade uma missão que tem que ser feita em parceria com as famílias,a chamada educação formal(dentro de instituições escolares)e informal( família).
ResponderExcluir